terça-feira, 2 de agosto de 2011

Meu Ódio Será Tua Herança

Meu Ódio Será Tua Herança
(The Wild Bunch) EUA /1969
Direção: Sam Peckinpah
Elenco: William Holden, Ernest Borgnine, Robert Ryan , Edmond O'Brien, Warren Oates, Jaime Sánchez, Ben Johnson, Emilio Fernández
Nota=*****

Em “Meu Ódio Será Sua Herança” Sam Peckinpah usa uma série de procedimentos que resultam numa violência gráfica em forma vigorosa,  esse é um faroeste de um fase tardia. "O tempo das armas está acabando", diz Pike (William Holden), líder do bando que pretende fazer o último serviço antes de cada um seguir seu rumo. O fim do Velho Oeste, contudo, revela-se um momento cruento e caótico como nunca: armamentos pesados foram introduzidos; existem ainda  conflitos políticos da magnitude da revolução social mexicana liderada por figuras populares como Emiliano Zapata; os foras da lei são obrigados a  cumprir missões cada vez mais arriscadas para sobreviver, fica claro que é hora de parar, mas o destino impõe uma última e missão para o bando que, como na cena do assalto ao trem, uma das melhores que o cinema de faroeste já fez graças a maravilhosa fotografia e desenvolvimento da ação.
Peckinpah busca sempre uma animalidade e um sadismo que parecem compor a estrutura íntima do homem, e que esta presente no filme desde de seus primeiuros momentos como na cena dos escorpião, e no western, gênero marcado por uma espécie de barbarismo pré-civilização, ele encontrou um terreno fecundo, a missão derradeira em Meu Ódio Será Sua Herança consiste em roubar um carregamento de armas e entregá-lo ao General Mapache, que combate os villinistas e recebe ajuda das nações imperialistas interessadas em fazer México voltar ao arcaico.
O cinema de Peckinpah é basicamente construído através do ponto de vista de personagens com uma moral própria clara e inabalável logo não é supresa que ele tenha desenvolvido sua carreira no western, como a do personagem de William Holden em Meu Ódio Será Sua Herança, a lealdade é tema central, O  de estilo de Sam Peckinpah inclui o uso constante do zoom e da câmera-lenta mas nunca sendo banal ou gratuito como no cinema atual e uma violência gráfica impressionante,um repertório que ele retomará em momentos posteriores de sua carreira, mesmo que em contextos diferentes.
            No clímax cheio de explosões e tiros longe da violência gratuita serve como um painel político e social da época, além da profundidade psicológica dos personagens até então inéditas nos filmes do gênero, uma obra sem igual.

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