quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O Espírito da Colméia

O Espírito da Colméia
(El Espíritu de la Colmena ) Espanha, 1973
Direção: Víctor Erice
Elenco: Fernando Fernán Gómez, Ana Torrent, Miguel Picazo, Teresa Gimpera, Isabel Tellería, Ketty de la Cámara, Estanis González, José Villasante, Juan Francisco Margallo, , José Villasante, Juan Francisco Margallo.
Cotação[*****]
 O Espírito da Colméia é um filme político como fica claro no inicio quando vemos um mulher escrever um carta “não que tenha nostalgia, o que há para sentir nostalgia desse tempo”, o tempo era a Espanha do ditador Francisco Franco.

Também é um grande filme sobre a infância como Felipe Furtado já comentou em sua lista dos melhore filmes dos anos 70, antes dessa carta é mostrado um grupo de crianças assistindo ao Frankenstein de James Whale.

Também é um filme enigmático sobre espíritos, sejam esses políticos ou místicos.

Essa colméia possibilita inúmeras leituras, mas é justamente por ser sensorial e quase que desprovido de diálogos que o filme impressiona, com apenas duas meninas de  olhar curioso Erice faz um filme comovente.

Alias, que grande diretor foi esse, O Espírito da Colméia, não é um filme de suspense, ou melhor dizendo não é que se limita ao suspense, mas existe um cena em que um apenas usando um vaso de flores quebrado, uma luva de jardineiro e um garotinha deitada no chão e aparentemente inconsciente, ou que sabe até coisa pior, Erice cria um cria de angustia único.

Nenhum comentário:

Postar um comentário