quarta-feira, 27 de julho de 2011

Quem Matou Leda?


Quem matou Leda?
(À Double Tour) França/1959
Direção: Claude Chabrol
Elenco: Madeleine Robinson, Antonella Lualdi, Jean-Paul Belmondo, Jacques Daqcmine, Jeanne Valérie, Bernadette Lafont, Andre Jocelyn, Mario David
Nota=****

            Um dos primeiros grandes direitos da Nouvelle Vague, Claude Chabrol já se mostrava seu talento desde seus primeiros filmes como esse “Quem Matou Leda?”.
            Na trama Henri Marcoux(Jacques Dacqmine) e sua família: seu filho Richard
(André Jocelyn) é um voyeur  introspectivo sua filha Elisabeth(Jeanne Valérie) pressa há um noivo grosseiro e inconveniente Laszlo Kovacs(Jean-Paul Belmondo), sua mulher Thérèse Marcoux (Madeleine Robinson) já não é tão bonita quando era mais jovem, além dessa estar em crise justamente por estar sendo traído por seu marido, a amante e a vizinha Leda(Antonella Lualdi) que foi apresento a família justamente pelo Laszlo.
             Aqui não posso deixar de comentar a atuação de comentar a atuação de Jean-paul Belmondo, todo elenco é incrível em parte porque a direção de atores é ótima, mas Belmondo, se destaca, compondo um personagem irônico e divertido, que nunca deixa de ser sincero, muito do ele fala é inconveniente mas é tudo verdade.
É ao focar nessa família burguesias Chabrol faz esse filme mais uma crítica ácida sobre a burguesia do que um suspense na linha whodunit, tanto que somos apresentados a Leda apenas depois de meia hora de filme
Depois que conhecemos Leda, e o amor de Henri por essa, o filme tem um momento um mais melodramático, em que a bela fotografia que parece mais querer valorizar a natureza domina a tela como metáfora de amor e único momento que Chabrol parece fazer força além de ficar deslocado em relação ao restante do filme.
É quando o filme chega no suspense e que podemos ver que Chabrol é um dos maiores discípulos de Hitchcock. O flashback na casa de leda, filmado em planos mais longos justificam o filme.



           

Nenhum comentário:

Postar um comentário