quarta-feira, 8 de junho de 2011

O Encouraçado Potemkin




O Encouraçado Potemkin
(Bronenosets Potyomkin) 1925, URSS
 DIRETOR: Sergei Einsenstein
ELENCO: Alexander Antonov, Vladimir Barsky, Grigory Alexandrov, Marusov, Mikhail Gomorov

Nota=10

Clássico máximo do cinema soviético, retratando a Revolução de 1905 na Rússia Czarista o filme é um protesto contra o abuso de poder, ao filmar um grupo de marinheiros que se revolta contra os abusos e não se rende ao uso coercivo do poder pela autoridades Einsenstein fez uma filme que não só dialoga com a revoluções comunistas, mas de carater universal, ainda hoje quando vezes ainda vemos governantes usarem seu poder de uma forma injusta, prejudicando as nações que esses devem governar.
È  claro que esse filme é muito mais ideologicamente  complexo do que parece: o poder de gorvernar não deve ser exercido sobre o povo mas pelo povo;  os tripulantes mais humildes estam  cansados dos maus tratos pelos superiores, mas indiferente de que for o superior eles serão bem ou mau tratados?  Seguindo a ideologia de esquerda podemos ver que Eisenstein acredita na liberdade plena quando existe uma igualdade plena, logo temos um filme que leva reflexos sobre o ideal de ser livre.
Claro que é impossível falar desse filme sem falar das inovações técnicas desse; explorando a montagem dialética, que consiste em alternância entre planos de duas sequências, formarem um novo significado, de uma forma mais inovadora, alternado momento de paz e alegreia com outros de tenssão, o diretor consegue criar uma atmosfera de suspense e amplia o peso dramatico de suas cenas mais chocantes.
A música também e muito bem usada para asuntar momentos dramaticos e ,auxiliando a montagem energica, dar mais fluides a trama, logo esse filme se torma até mais prazerroso de se assistir para o público atual que outro filmes mudos por serem de um ritmo mais lento.
A fluides da camera, ainda revela um trabalho cuidadoso, obseve a cena que camera faz uma panorama sobre as pessoas vão visitar o corpo do marinheiro morto, a famosa cena da escadaria homenageda por Brian DePalma ou a cena em que alguns marinheiro serão executados, o posicionamento da camera somado a disposissão dos marinheiro encurralados no canto do navio traz uma ideia de urgencia a cena que permeia todo o filme, claro que esse e outros recursosusados para aumentar os momentos dracitados não são gratuitos, poís separados são técnicas cinematograficas interesantes mas juntas fazem parte de um todo mais coeso e dotado de mais impacto    


Nenhum comentário:

Postar um comentário